Cabeçalho de impressão

Sobre a Biblioteca Digital Memória da CNEN

A Biblioteca Digital foi concebida com o objetivo de registrar a literatura produzida pelo corpo funcional da CNEN, tanto na área nuclear quanto não-nuclear. Os documentos são disponibilizados, sempre que possível, em forma eletrônica, para ampliar a visibilidade dos mesmos.

Dentro deste enfoque, o critério para a inclusão de documentos na Biblioteca foi a vinculação do autor à CNEN e suas Unidades à época de sua produção. Foram incluídos além de documentos publicados nos meios convencionais de edição científica, alguns divulgados apenas internamente dos quais não houve interesse de se publicar mas que também fazem parte da história institucional. Estes documentos estão acessíveis nas bibliotecas da Instituição.

O ponto de partida para o desenvolvimento da Biblioteca Digital foi a base de dados bibliográfica INIS - International Nuclear Information System. Esta base de dados internacional e cooperativa é coordenada pela IAEA - International Atomic Energy Agency e se constitui no mais abrangente recurso informacional da área nuclear.

No Brasil, ela é alimentada pelo Centro de Informações Nucleares (CIN), que incorpora sistematicamente, desde 1971, os documentos publicados pelos pesquisadores brasileiros no país, independente de sua afiliação institucional. Os documentos de autoria brasileira que são publicados no exterior são incluídos pelos países correspondentes que participam do INIS.

A equipe do CIN seleciona todos os documentos dos profissionais da CNEN que estão armazenados na base de dados INIS e os registra nesta Biblioteca Digital.

Além desta fonte principal, recorreu-se a outras fontes para identificar documentos de interesse:

- base de dados interna, que estava sendo criada pelo CIN, denominada Vitae, onde estavam armazenados textos completos de autores da CNEN; esta coleção foi integralmente incorporada à Biblioteca Digital;

- catálogos das bibliotecas da Sede e das Unidades da CNEN;

- documentos disponibilizados em formato digital nas intranets das Unidades;

- base de dados Web of Science, disponível no Portal CAPES;

- boletins Destaque e Destaque Memória, editados pelo CIN.

Algumas referências podem aparecer de forma duplicada, na Biblioteca Digital. Isto ocorre quando se trata de um livro que possui mais de uma edição ou quando o documento é apresentado em mais de um evento ou publicado em mais de um periódico.

A Biblioteca Digital cobre principalmente os seguintes tipos de documentos:

- artigos, comunicações e resumos publicados em periódicos científicos

- livros ou capítulos de livros

- trabalhos ou resumos, expandidos ou completos, publicados em anais de eventos

- relatórios técnicos

- teses e dissertações

- relatórios internos

- publicações de iniciação científica

- normas da CNEN

Recuperando documentos na Biblioteca Digital

Há dois mecanismos para se recuperar os trabalhos dentro da Biblioteca Digital: a busca simples e a busca avançada.

Busca simples

A busca simples é a página inicial do módulo "Produção Científica". Através dela é possível selecionar os trabalhos pelo autor, por assunto, pelas décadas da produção dos mesmos ou por qualquer combinação entre estes campos.

Busca avançada

Apresenta a possibilidade de se buscar documentos por autor, palavras do título ou a combinação de ambos. É possível fazer refinamentos nesta busca pelo assunto, ano de publicação do documento, pela Unidade a qual o autor estava afiliado no momento em que publicou o trabalho ou por qualquer combinação desses critérios.


Fale Conosco | Mapa do Sítio | Retornar ao Topo | ©2007 Comissão Nacional de Energia Nuclear
Biblioteca Digital Memória da CNEN