Cabeçalho de impressão

Instituto de Pesquisas Energéticas Nucleares

vista aérea do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) é uma autarquia estadual vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo – SCTDEeT, associada à Universidade de São Paulo (USP) para fins de ensino e gerida técnica e administrativamente pela Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN.

O IPEN caracteriza-se pela multidisciplinaridade das atividades que desenvolve nas áreas de saúde, meio ambiente, radiofarmácia, aplicações de técnicas nucleares, materiais, biotecnologia, reatores nucleares e fontes alternativas de energia. Produtos e serviços de alto valor econômico e estratégico para o País são desenvolvidos por pesquisadores e técnicos do instituto. Programas de ensino e informação cientifica possibilitam levar esse conhecimento para diferentes segmentos da nossa sociedade. Atualmente, na área de medicina nuclear são realizados no País, aproximadamente 2,5 milhões de procedimentos médicos por ano com radiofármacos produzidos na instituição. Equipamentos como o acelerador de partículas cíclotron e o reator nuclear de pesquisas IEA-R1 são utilizados para produção de mais de US$ 1 milhão em material radioativo, que há alguns anos era totalmente importado.A tecnologia desenvolvida em química e meio ambiente possibilita análises de qualidade de água, ar e solo, que subsidiam políticas públicas. Pesquisas na área das tecnologias do ciclo do combustível, que resultaram em avanços importantes para o País, contribuem hoje para o desenvolvimento em cerâmicas, metais, vidros, cristais, lasers e células a combustível. Técnicas de engenharia genética permitem sintetizar em laboratório hormônios para o tratamento de doenças. A irradiação possibilita esterilizar tecidos humanos e materiais médicos e cirúrgicos, entre outros, além de preservar alimentos e tratar efluentes industriais.

Para atingir seus objetivos, o instituto incentiva parcerias e intercâmbios com instituições e empresas públicas e privadas.Fundado em 31 de agosto de 1956, o IPEN está localizado no campus da USP, ocupando uma área de 500 mil m2 e contando com 1.100 servidores e cerca de 400 alunos de pós-graduação.Para estimular projetos inovadores e aproximar empresas e instituições de pesquisa, o instituto abriga, desde 1998, o Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cietec), uma iniciativa que reúne a SCTDET, Sebrae/SP, USP, IPT, IPEN e MCT.

Relatórios


Fale Conosco | Mapa do Sítio | Retornar ao Topo | ©2007 Comissão Nacional de Energia Nuclear
Biblioteca Digital Memória da CNEN