Cabeçalho de impressão

Intituto de Engenharia Nuclear

vista aérea do Instituto de Engenharia Nuclear

O Instituto de Engenharia Nuclear - IEN é uma unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN, criada em 1962 com o objetivo de pesquisar e desenvolver tecnologia nuclear nacional.

Suas atividades abrangem as áreas de física e engenharia de reatores, aplicações de técnicas nucleares, química e materiais nucleares, radioisótopos e radiofármacos, segurança nuclear e radioproteção, instrumentação nuclear e ergonomia de fatores humanos.

Com alto índice de especialização acadêmica em seu quadro funcional, o IEN também se dedica à formação e treinamento de profissionais. Oferece disciplinas e orientação de teses para cursos de mestrado e doutorado, em conjunto com diversas instituições de ensino superior, além de mestrado profissional em tecnologia de reatores.

As principais instalações do instituto são: o reator de pesquisa Argonauta, circuitos termo-hidráulicos experimentais, os aceleradores de partículas Cíclotron CV-28 e Cíclotron RDS-111, células de processamento de radiofármacos, o Laboratório de Interfaces Homem-Sistema (LABIHS), a unidade de processos químicos de separação e o Laboratório de Computação Paralela.

Relatórios


Fale Conosco | Mapa do Sítio | Retornar ao Topo | ©2007 Comissão Nacional de Energia Nuclear
Biblioteca Digital Memória da CNEN