Cabeçalho de impressão

Instituto de Radioproteção e Dosimetria

vista aérea do Instituto de Radioproteção e Dosimetria

Criado em 1972, o Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD) tem origem na década de sessenta, como Laboratório de Dosimetria na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

Hoje, com cerca de 400 profissionais e integrando a estrutura da CNEN, é um dos mais importantes centros da América Latina dedicados ao controle radiológico, dosimetria e metrologia de radiações ionizantes.

Suas principais instalações são o Laboratório Nacional de Metrologia das Radiações Ionizantes (LNMRI) e o Sistema Nacional de Atendimento a Emergências Radiológicas (SAER).

O campo de atividades do IRD abrange as aplicações da radiação nas áreas da indústria, medicina, geração de energia termonuclear e ciclo do combustível nuclear, visando à proteção do trabalhador, da população e do meio ambiente. As pesquisas realizadas têm permitido o desenvolvimento de novas tecnologias e a solução de problemas de proteção radiológica, contribuindo para a utilização segura da radiação ionizante no Brasil.

A especificidade e a qualidade do trabalho do IRD geraram, em conseqüência, uma série de atividades de ensino e capacitação. Sua participação em comitês técnicos e normativos no Brasil e no exterior evidencia o reconhecimento do instituto como referência em suas áreas de atuação.

Relatórios


Fale Conosco | Mapa do Sítio | Retornar ao Topo | ©2007 Comissão Nacional de Energia Nuclear
Biblioteca Digital Memória da CNEN