Cabeçalho de impressão

Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste

o Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste

O Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN-NE), localizado em Recife (PE), concluiu a construção da primeira etapa de suas instalações prediais em 2004.

A unidade foi criada em 1996, como Distrito de Recife (DIREC), no campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi transformada em unidade de pesquisa em 1998, para promover as aplicações sociais da energia nuclear nas regiões Norte e Nordeste e garantir o cumprimento das normas de segurança nessas atividades. Com a conclusão de suas instalações, em 2005, passou a ocupar cerca de 10.000 m² de área construída, ao custo de implantação de cerca de R$ 30 milhões.O CRCN-NE inspeciona instalações radioativas no Norte e Nordeste e acompanha o cumprimento das normas de radioproteção. Além disso, atende a eventuais emergências radiológicas e realiza serviços de dosimetria e metrologia.

O centro oferece, ainda, cursos e treinamentos em diferentes aplicações da energia nuclear. Em parceria com a UFPE, atua em programas de pós-graduação. Entre seus importantes projetos está a instalação de um cíclotron para produção de radioisótopos de meia-vida curta, como o flúor-18. Esse tipo de material vai permitir o incremento da medicina nuclear, beneficiando a população dos estados do Norte e Nordeste. Também está prevista para o CRCN-NE a aquisição de um irradiador multipropósito, que servirá para pesquisas em irradiação de alimentos e outros produtos, além da esterilização de materiais cirúrgicos.

Relatórios


Fale Conosco | Mapa do Sítio | Retornar ao Topo | ©2007 Comissão Nacional de Energia Nuclear
Biblioteca Digital Memória da CNEN